Vamos pichar o machismo! ::..





No sábado, 22/03, a partir das 13h, em parceria com a Nami - Rede Feminista de Arte Urbana, a pastoral Episcopaz - Anglicanos pró-Diversidade e pela Paz e a pastoral de artes Transcendência estarão unidas para cobrir nossos muros à Rua Lucídio Lago, 172, com mensagens de empoderamento feminino e enfrentamento à violência doméstica.

No domingo, 23/03, começaremos com nossa celebração às 11 da manhã, que contará com o sermão da Revdª Diácona Lílian Lira e música pelo Coral Betel. Vamos fazer um ato penitencial pelas vítimas de violência doméstica e nos comprometer a sermos agentes transformadores dessa situação.

Às 14h30, seguiremos com mesa redonda, revendo os caminhos que levam ao machismo, que desconsidera a importância do feminino na construção igualitária do mundo; mas também buscaremos identificar e refletir os porquês do aumento da violência doméstica e como se pode e deve enfrentá-la.


“Vamos pichar o machismo ─ Olhares sobre o empoderamento do feminismo e o enfrentamento à violência contra as mulheres”. 


Este será o tema de nosso encontro, que se realizará na Paróquia da Santíssima Trindade, no Méier (RJ), nos dias 22 e 23 de março.

Programação:


Sábado, 22 de março

Horário: a partir das 13h

Atividade: Workshop e Grafitagem do muro da paróquia (imagem abaixo, entrada pela rua Lucídio Lago) com a participação da Nami - Rede Feminista de Arte Urbana. TODAS AS PESSOAS estão convidadas a participar




Assessoras no workshop de grafitagem:
Panmela Castro
Sandra Pragana, a Oli
Alexandra Fonseca, a Mel
Ana Paula Alves, a APAS

Facilitadoras da Santíssima Trindade/Episcopaz/Transcendência:
Gisèle Pimentel
Nina Boe

Link Santíssima Trindade - Nami:
Fernanda Alves, a Fefe



Domingo, 23 de março

Santa Missa, 11h

Pregadora: Revdª Diácona Lílian Lira (DAR/IEAB), sobre a temática "Jesus e a mulher samaritana" 
Programação musical: Coral Betel
Bênção do mural e comissionamento das pessoas presentes como agentes proféticos(as) e missionários(as) da igualdade de gênero.

Almoço Comunitário, 13h (R$8,00 revertidos para as obras de reforma da paróquia)

Formação da Mesa Redonda, 14h15

Assessoras na mesa redonda:
Revdª Diácona Lílian Lira
Fabiana Karine 
Panmela Castro
Sandra Pragana, a Oli

Moderador dos debates:
Ricardo Pinheiro (Episcopaz)

Exibição do curta "Acorda, Raimundo, acorda!", 14h30

Informações preliminares para os participantes e apresentação (Moderação), 14h45

Troca de ideias sobre o empoderamento do feminismo e o enfrentamento à violência contra as mulheres, 14h55

Café, avisos e despedida, 17h



Biografia das participantes convidadas:

Rede Nami:

Panmela Castro

32 anos, grafiteira ativista, Panmela Castro é idealizadora e presidenta da Nami. Em 2012 foi eleita pela revista Newsweek, ao lado da Presidenta Dilma Roussef e outras personalidades como Michelle Bachelet, Hillary Clinton e Cristina Kirchner, como uma das 150 mulheres que estão agindo por uma mudança positiva para o mundo. É graduada em pintura pela UFRJ e mestre em Artes pela UERJ.

Sandra Pragana, a Oli


Vice-presidenta da Rede Nami, 60 anos, professora de biologia e quí­mica, casada e mãe. Através do graffiti viu a possibilidade de trabalhar com crianças e jovens numa relação de sociabilização e inserção social, mostrando os seus direitos numa sociedade ainda machista.



Alexandra Fonseca, a Mel

Mel é diretora da Rede Nami e também uma das artistas que trabalham para combater à
violência doméstica.  Começou a grafitar para não perder uma oportunidade de dar aulas de desenho, cuja especialidade seria o grafitti. Foi aí que conheceu Panmela Castro. Por causa de seu esforço e talento, Panmela acreditou no trabalho de Mel e desde então, a artista tem expandido seu portfólio, pintando muros a convite de instituições diversas.


Ana Paula Alves, a APAS

38 anos, mãe, professora e artista plástica. Começou a usar o spray apenas em detalhes nas artes, mas se sentiu mais motivada a grafitar quando conheceu a Rede Nami. Fez o curso de graffiti e formação feminista oferecido pela Rede no Cedim e começou a pintar nas grafitagens coletivas. É associada efetiva e monitora nas oficinas do projeto Graffiti Pelo Fim da Violência Doméstica.

 
Diocese Anglicana do Recife/IEAB:


Revdª Lilian Lira (na imagem, ao lado de Maria da Penha, cadeirante).

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Anglicano (SAET), de Recife/PE (2001); Integralização em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), de São Leopoldo/RS (2007) e Mestrado em Teologia, na área: Religião e Educação, pela mesma instituição, com dissertação intitulada: O Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE) e suas Ações Educativas.  Atualmente, está concluindo o Doutorado em Teologia, tambem pela EST, com tese intitulada: "Elementos teopedagógicos afrocentrados para a superação da violência de gênero contra as mulheres negras." Na IEAB, atua nas áreas supracitadas, sobretudo junto à União Nacional de Mulheres Episcopais Anglicanas e junto ao Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento.


Movimento Negro e LGBT:

Fabiana Karine
36 anos, é feminista e militante contra o racismo e a lesbofobia; participou das caminhadas contra a intolerância religiosa e pela visibilidade lésbica na cidade do Rio de Janeiro; atuou no Disque-denuncia contra LGBTs na Superintendência dos Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Direitos Humanos; fez parte da equipe de fundação do Movimento LGBT Trabalhista, dentro do Partido Democrático Trabalhista –PDT; recebeu no ano de 2011, ao lado de várias mulheres negras de destaque na sociedade carioca e fluminense, moção pelo dia da Muher Negra Latino-americana e Caribenha pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.






Comentários

Postagens mais visitadas